OAB Tocantins debate acesso do consumidor à Justiça em evento do CFOAB com ministro Raul Araújo

“Advocacia e o acesso do consumidor à Justiça - Homenagem ao ministro Raul Araújo” é o tema do encontro iniciado na última quinta-feira, 24, pelo Conselho Federal da OAB, em Anápolis (GO). Na ocasião, foi realizada uma audiência pública e reunião aberta da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do CFOAB.
O evento acontece no auditório da Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica) até esta sexta-feira (25/8), dia em que esteve presente o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti. O homenageado do evento, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo ministrou uma aula magna sobre “O Poder Judiciário ao alcance do consumidor brasileiro”.
Na abertura, o presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor, Walter José Faiad de Moura, disse que “é um orgulho para a Comissão Especial trazer essa discussão para o estado de Goiás, que é o coração do Brasil”. Sobre o tema em debate, ele afirmou que “o que buscamos aqui não são questões complicadas, o que queremos é descomplicar. Antes de ir para o Judiciário, ou indo para o Judiciário, o advogado só busca uma coisa: a solução. Então, estamos aqui para discutir soluções. Essa é a perspectiva das nossas reuniões”.
A advogada tocantinense Anette Riveros, Membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor, esteve no evento como relatora do painel “Sistema de Justiça e Acesso do Consumidor à Jurisdição”, comandado pelo Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto Silva.
“Tive a honra de ser representante do Tocantins e relatora de um painel, neste assunto de tamanha importância, que é o acesso à justiça dos consumidores. Tivemos uma reunião aberta com as agências nacionais em defesa da advocacia, para identificar mecanismos que vêm impedindo o atendimento jurídico, quando se trata de lide temerária”, contou Anette. “Agradeço muito ao Presidente Gedeon Pitaluga pela confiança no meu trabalho”, finalizou a advogada.