OAB Tocantins leva debate de acessibilidade judicial na 24ª Conferência Nacional da Advocacia
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins marcou presença com uma comitiva a de advogados e advogadas tocantinenses, no maior evento jurídico do mundo, a Conferência Nacional da Advocacia em Belo Horizonte, que teve como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. O conselheiro da OAB/TO, membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da OAB e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araguaína (TO) MarquesElex Silva Carvalho, foi um dos maiores destaques tocantinenses do evento, com o painel “Acessibilidade de pessoas com necessidades especiais em processos judiciais eletrônicos”.
As discussões do terceiro dia, 29 de novembro, envolveram a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais em processos judiciais eletrônicos.
Além de defender a independência das pessoas com deficiência segundo a convenção da ONU da pessoa com deficiência e a lei brasileira de inclusão, o debate do painel foi voltado aos direitos humanos, acessibilidade e sustentabilidade e as dificuldades no campo virtual, como no uso do Processo Judicial Eletrônico
“No universo da acessibilidade e tecnologia, o Tocantins é vanguarda. Mas precisamos continuar trabalhando para valorizar e incluir toda a advocacia, buscando garantir a todos os advogados e advogadas do Brasil condições plenas para exercer a profissão”, afirmou Marques Elex.
Durante sua palestra, Elex apresentou seis proposições, que foram aprovadas por unanimidade pelos participantes do painel.
Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, a Conferência contou com mais 50 painéis com temas variados do universo jurídico, em especial, questões atuais do país. Ela teve como patronos Alberto Simonetti Cabral Filho e Jair Leonardo Lopes.