Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > OABTO realiza 1º Simpósio de Direito Militar com foco na valorização das mulheres na área jurídica e militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

OABTO realiza 1º Simpósio de Direito Militar com foco na valorização das mulheres na área jurídica e militar

  • Escrito por Emerson
  • Publicado: Quinta, 05 Junho 2025 11:59
  • Última Atualização: Quinta, 05 Junho 2025 20:14
  • Acessos: 79
imagem sem descrição.

Com o tema “Entre a Advocacia e a Caserna: A Força das Mulheres no Direito Militar”, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO) realizou, no último dia 29 de maio, o 1º Simpósio de Direito Militar da OAB/TO, no auditório da sede em Palmas. O evento foi uma realização conjunta da Comissão de Direito Militar, da Escola Superior da Advocacia (ESA/TO) e da própria seccional, reunindo advogadas, militares, acadêmicas e especialistas da área.

O simpósio teve como objetivo fortalecer a presença feminina no universo jurídico-militar, além de promover integração, capacitação e valorização das mulheres que atuam ou pretendem atuar neste segmento. O evento se destacou por dar visibilidade à atuação de mulheres tanto na advocacia militar quanto nas corporações das Forças Armadas e Forças Auxiliares, num ambiente historicamente marcado pela predominância masculina.

Ao longo da noite, foram promovidas palestras, proferidas por mulheres com ampla experiência no Direito Militar. Dentre os temas abordados estão: “A advocacia militar feminina: desafios e perspectivas; Assessoria jurídica na caserna; Nos espaços de comando: a trajetória de uma mulher em posições de liderança; Superações e conquistas: a trajetória de uma mulher militar tocantinense; e A mulher militar no cenário internacional: a experiência na ONU”.

As palestras foram ministradas por profissionais de excelência, com experiências enriquecedoras nas áreas jurídica e militar, como a advogada Juliana Bezerra, especialista em Direito Militar, a Tenente-Coronel Sueli Ferreira (PMTO), a Tenente-Coronel Marlene Machado (PMTO), a Tenente-Coronel Renata Monteiro (Exército Brasileiro), e a Tenente-Coronel Halyny Mendes (CBMTO).

Cada uma das palestrantes compartilhou sua trajetória com sensibilidade e firmeza, contribuindo para o aprofundamento dos temas propostos e reforçando o papel transformador da mulher nas estruturas de poder, comando e justiça. As experiências abordadas revelaram a importância da formação continuada, da atuação jurídica responsável e do fortalecimento dos princípios que regem a Justiça Militar no país.

A presidente da Comissão de Direito Militar da OABTO, Anna Caroline Araújo, destacou a relevância do evento como parte de uma agenda permanente de aproximação institucional e fortalecimento da advocacia especializada.

“A realização deste primeiro simpósio é uma vitória coletiva. É a concretização do compromisso da OAB com a valorização da advocacia militar e com o fortalecimento das relações institucionais pautadas pelo respeito, legalidade e diálogo construtivo”, afirmou.

Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga, a OABTO tem o compromisso da valorização da mulher em todos os setores da sociedade, e as corporações militares, como grandes referências sociais que são, estão nesse contexto de relações institucionais.

A OABTO, por meio de suas comissões temáticas, reafirma seu compromisso com a promoção do conhecimento jurídico, a defesa das prerrogativas profissionais e a construção de uma advocacia cada vez mais preparada para atuar em todos os campos do Direito, inclusive nas áreas especializadas e estratégicas como o Direito Militar.

O evento contou ainda com as presenças do ex-Secretário de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Brigada Do Exército Brasileiro, Marcius Cardoso Netto, o Comandante do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Coronel Ribeiro Filho, e a Comandante de Policiamento da Capital, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Lourdes Cristina.

registrado em:
Fim do conteúdo da página