OAB/TO participa do I Congresso Previdenciário Do Centro-Oeste em Brasília
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, por meio da Comissão de Direito Previdenciário, participou, nesta última semana, nos dias 1,2 e 3 de dezembro, do I Congresso Previdenciário Do Centro-Oeste, em Brasília.
Para debater as perspectivas para a advocacia previdenciária no Brasil, em especial do Centro-Oeste, conhecer as políticas e diretrizes dos órgãos da Administração Pública que atuam no âmbito do Direito Previdenciário e da Seguridade Social e promover a integração entre advogadas e advogados, o evento contou com mais de 35 palestrantes renomados, que abordaram temas relevantes, em mais de dez painéis distribuídos, durante os três dias de curso.
Para representar a OAB/TO, a vice presidente da Comissão de Direito Previdenciário e membro da Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Federal, dra. Ariane de Paula Martins Tateshita participou presencialmente do congresso.
“Na oportunidade, palestrei sobre os desafios da Advocacia Previdenciária e as conquistas advindas ao longo do tempo, dentre elas, a inclusão do paragrafo segundo do artigo 50 do Código de Ética, que prevê a cobrança as parcelas vencidas e vincendas do benefício”, conta.
Para a conselheira, outro ponto interessante foi levar ao conhecimento dos demais Estados a tabela de honorários da advocacia tocantinense. “Fomos aplaudidos e elogiados por todos que ali estavam. Nossa tabela de honorários virou uma grande referência de valorização da advocacia, que, certamente, alcançará outras seccionais”, finaliza.
O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, destacou como as comissões têm sido essenciais na participação desses eventos, “ isso mostra que nós estamos no caminho certo. A Comissão de Direito Previdenciário vai seguir se qualificando e levando oportunidades como essa à advocacia tocantinense durante toda a gestão”, afirma.
O congresso foi idealizado pelo Professor, Palestrante, Mestre em Direito e autor dos livros CONFLITOS PREVIDENCIÁRIOS: Medidas Extrajudiciais e Administrativas e REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Entenda Ponto a Ponto, Washington Barbosa.