OABTO disponibiliza mais dois celulares para garantir atendimentos virtuais de advogados na Unidade Penal de Palmas

Com o objetivo assegurar a continuidade dos atendimentos jurídicos virtuais entre advogados e seus clientes custodiados na unidade prisional, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) realizou nesta sexta-feira, 4, a entrega de mais dois aparelhos celulares à Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP).
A iniciativa da OABTO responde a uma demanda urgente da advocacia criminal, após a suspensão dos atendimentos virtuais na unidade. A justificativa apresentada pela direção do presídio foi a indisponibilidade de equipamentos para viabilizar as videochamadas. Com os novos aparelhos, a comunicação será restabelecida, respeitando o direito fundamental de defesa dos custodiados e o exercício pleno da advocacia.
“Nós estamos fazendo a entrega de dois telefones junto ao PRP, a Unidade Penal Regional de Palmas, para assegurar que os advogados tenham atendimento virtual com seus clientes. Os atendimentos estavam suspensos por problemas técnicos, então a OAB está doando os celulares para garantir esse direito — tanto dos advogados quanto dos jurisdicionados. Os custodiados também têm direito ao atendimento jurídico, e muitos precisam que isso ocorra de forma virtual”, destacou a procuradora-geral de Prerrogativas, Aurideia Loiola.
Participaram da entrega, além da procuradora-geral, a presidente em exercício da OABTO, Larissa Rosenda e a secretária-geral, Jandra de Paula.
A OABTO reafirma seu compromisso com a defesa das prerrogativas da advocacia e com o respeito ao devido processo legal, independentemente do contexto. A ação também reforça o papel institucional da Ordem na mediação entre as demandas da classe e o sistema de justiça penal.