Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Conselho Seccional da OABTO define lista sêxtupla do Quinto Constitucional para vaga de desembargador do TJTO
Início do conteúdo da página

Conselho Seccional da OABTO define lista sêxtupla do Quinto Constitucional para vaga de desembargador do TJTO

Publicado: Sábado, 07 Fevereiro 2026 11:28 | Última Atualização: Sábado, 07 Fevereiro 2026 11:35 | Acessos: 125
imagem sem descrição.

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) definiu, nesta sexta-feira (6), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional destinada ao preenchimento de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A sessão foi realizada no plenário da sede da OABTO, em Palmas.

A escolha integra uma das etapas mais relevantes do processo previsto na Constituição Federal, que reserva parte das vagas dos tribunais à advocacia e ao Ministério Público, garantindo pluralidade na composição do Judiciário. No caso da advocacia, cabe à OAB elaborar a lista com seis nomes de profissionais que atendam aos requisitos constitucionais, como notório saber jurídico, reputação ilibada e mais de dez anos de efetivo exercício da profissão.

Durante a sessão, os conselheiros e conselheiras seccionais analisaram os perfis, trajetórias profissionais e a atuação institucional dos candidatos e candidatas habilitados ao certame. A votação ocorreu no plenário da Ordem, reforçando o caráter democrático e representativo do processo.

Foram escolhidos os seguintes candidatos:

- Kellen Crystian Soares Pedreira do Vale (38 votos)

- Ercilio Bezerra De Castro Filho (37 votos)

- Guilherme Tridade Meira Costa (36 votos)

- Marcos Antônio de Sousa (35 votos)

- Raimundo Costa Parrião Júnior (33 votos)

- Jadson Cleyton dos Santos Sousa (24 votos)

Para a coordenadora da Comissão de Análise e Arguição do Quinto Constitucional e presidente em exercício da OABTO, Priscila Madruga, a sessão representou uma etapa de grande significado constitucional e institucional, reafirmando o compromisso da classe com a representatividade e com a construção de um Judiciário plural, mais próximo da realidade social e da vivência prática da advocacia.

“A sessão transcorreu com absoluta lisura, transparência e respeito às normas que regem o processo, refletindo a seriedade e a responsabilidade com que a Ordem dos Advogados do Brasil conduz um dos atos mais relevantes de sua participação na estrutura do sistema de Justiça. Cada etapa foi marcada pelo espírito democrático, pelo diálogo e pela confiança na legitimidade do procedimento. Como coordenadora da Comissão de Análise e Arguição para formação da lista sêxtupla destinada à vaga da advocacia pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, senti-me profundamente honrada em participar deste acontecimento tão significativo. Presenciar e integrar um momento dessa magnitude reforça a consciência da responsabilidade institucional que carregamos e a importância de assegurar que processos como este sejam conduzidos com ética, serenidade e compromisso com a advocacia e com a sociedade”, destacou Priscila Madruga. 

Com a definição da lista sêxtupla pela OABTO, os nomes agora serão encaminhados ao Tribunal de Justiça do Tocantins, responsável por formar a lista tríplice. Em seguida, caberá ao governador do Estado realizar a nomeação do novo ou da nova desembargadora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página