Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Ordem e Tribunal Regional do Trabalho planejam instalação de sala da OAB 4.0 na Comarca de Palmas
Início do conteúdo da página

Comissão de Direitos Humanos da OAB TO faz visita em unidades prisionais do interior

Publicado: Quinta, 19 Janeiro 2023 18:16 | Última Atualização: Sexta, 20 Janeiro 2023 14:32 | Acessos: 588

 

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, por meio de representante da Comissão de Direitos Humanos, realizou uma visita na região sul do Estado, nos presídios de Taguatinga, Arraias e Natividade.

A ação tem como foco avaliar as condições das instalações das unidades prisionais, a oferta de assistência material psicológica e a saúde, acesso de atendimento dos advogados aos custodiados e a possibilidade de exercer uma pena digna, com condições de trabalho aos agentes penais.

Para o presidente da OAB Tocantins, Gedeon Pitaluga, “as visitas nas unidades prisionais buscam garantir os direitos humanos e a integridade física e moral de reeducandos e as condições de trabalho da advocacia”. De acordo com ele, “não se trata apenas de fiscalizar, mas de buscar soluções que se refletem em toda a sociedade”.

"A visita nas unidades prisionais de Taguatinga, Arraias e Natividade demostraram a necessidade da constante luta pela defesa da dignidade da pessoa humana. Neste sentido, a Comissão de Direitos Humanos da OAB/TO reafirma seu comprometimento por meio da fiscalização e orientação de todos envolvidos no sistema prisional do Tocantins", destacou o representante membro da comissão de direitos humanos presente, Thallison Lustosa Lago.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cristian Ribas, reafirmou a importância dessas visitas para a evolução das políticas públicas de segurança no Estado.

"O papel OAB consiste em atuar para que o sistema prisional oferte condições de cumprimento de pena sejam compatíveis com vida e a dignidade humana, condição básica para ressocialização.", disse o presidente da Comissão.

Também participaram da vistoria, a defensora pública Letícia Amorim, Vida Kamila Pinheiro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e a presidente do Conselho Penitenciário do Tocantins, Sibele Iazotto.

A presidente do Conselho Penitenciário, por sua vez, afirmou para a imprensa: “Temos intensificado nossos trabalhos, que já vêm sendo feitos há anos, visitando as unidades para entender as necessidades, desafios e demandas dos custodiados com relação às assistências executadas. Ficamos satisfeitos em ter esse diálogo amplo com o gestor da Pasta a fim de garantir acesso aos direitos àqueles que estão em privação de liberdade para que possam ter a chance de serem reinseridos socialmente com outra perspectiva de vida”, declarou Sibele, posteriormente, em reunião com o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim.

registrado em:
Fim do conteúdo da página