OABTO prestigia comemoração dos 32 anos da Justiça Federal no Tocantins
Representando o presidente Gedeon Pitaluga, a conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Ana Laura Coutinho, esteve presente na solenidade comemoração dos 32 anos da Justiça Federal no Tocantins, nesta quinta-feira, 16, na Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), em Palmas.
Segundo a conselheira, a comemoração das mais de três décadas da Justiça Federal simboliza seu papel vital na garantia dos direitos fundamentais e na promoção da justiça social.
“É com grande satisfação que reitero o compromisso da OAB em estar sempre à disposição da Justiça Federal para trabalharmos em conjunto na busca por soluções justas e equitativas. A parceria entre a OAB e a Justiça Federal do Tocantins sempre foi harmônica e isso é essencial para garantir o acesso à justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos. Parabeniza a Justiça Federal - Seção Judiciária do Tocantins pelos seus 32 anos de dedicação e serviço à sociedade. Que possamos seguir em frente, sempre em busca da verdade, da justiça e do bem comum”, ressaltou a conselheira.
Sobre a JFTO
Há 32 anos, em 8 de maio de 1992, a Justiça Federal iniciou suas atividades no Tocantins, com a apresentação da Seção Judiciária em Palmas, sob a liderança do juiz federal, atual desembargador federal, João Batista Gomes Moreira, o primeiro Diretor do Foro. Logo em 26 de julho de 1992, a magistrada Ionilda Maria Carneiro Pires tornou-se a primeira juíza federal da Justiça Federal – Seção Judiciária do Tocantins (SJTO).
A sede da Justiça Federal foi o primeiro órgão público federal a se instalar na nova capital do Tocantins. Atualmente, em Palmas, existem cinco varas federais e uma Turma Recursal. Araguaína possui duas varas na Subseção Judiciária, enquanto a região sul do Estado é atendida pela Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi.