OABTO participa da IX Conferência Internacional de Direitos Humanos
![imagem sem descrição.](/images/Imagem_do_WhatsApp_de_2024-05-23_às_11.00.06_72eeabcf.jpg)
Representando a OABTO na 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos, a integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB e conselheira estadual de Direitos Humanos, Maria Lucia Soares Viana, participa como relatora do painel que trata temas como direitos LGBTQIA+, racismo institucional, violência política de gênero e raça e protagonismo das mulheres indígenas.
Segundo Maria Lúcia Viana, a participação da OABTO reforça sua preocupação, como instituição, em assegurar a dignidade, a liberdade, a igualdade e a justiça para todos os cidadãos.
“A participação da OAB Tocantins na conferência é de importância essencial, pois significa que a advocacia, por intermédio de seu presidente Gedeon Pitaluga, está preocupada com o monitoramento das violações de direitos humanos nos âmbitos nacional e local, e busca de pautar uma pratica efetiva de respeito aos direitos humanos das pessoas e de sua dignidade em prol de toda a população, especialmente os mais vulneráveis”, destacou a membra da CNDH.
Para o presidente Gedeon Pitaluga, o compromisso da Ordem na atuação em temas relacionados aos direitos humanos é um imperativo institucional, e os representantes da OABTO cumprem esse papel com qualidade.
A Conferência
Com o objetivo de discutir estratégias concretas de sensibilização da sociedade sobre o respeito às diferenças e à tolerância como caminhos para garantir a paz, a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB promove, nos dias 23 e 24 de maio, a 9ª Conferência Internacional de Direitos Humanos. O encontro é realizado em Campinas (SP) e conta com a participação de especialistas para o debate sobre o tema.
Além disso, o evento pretende criar mecanismos para mitigar conflitos e eliminar a violência nas relações pessoais e sociais. Também tem como objetivo mobilizar advogados, juristas e legisladores para a promoção dos direitos humanos e debater formas de combate à exclusão social, discutindo suas consequências devastadoras e buscando soluções para superá-las.
Participam ainda, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Tocantins, Landri Alves Carvalho Neto, e o superintendente dos Direitos Humanos e Políticas para Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins, Jesse Nascimento.