OABTO celebra 36 anos com programação especial de norte a sul do Tocantins

Nesta terça-feira, 1º, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OABTO) celebra seus 36 anos de atuação no Estado, com uma programação especial, que se estende de norte a sul do Tocantins. Desde a sua fundação, em 1989, a OABTO tem desempenhado um papel fundamental na defesa da cidadania, na promoção dos direitos humanos e no fortalecimento da advocacia no Tocantins.
Durante toda a semana, serão realizadas atividades em diversas regiões do estado, reunindo advogados, autoridades locais e a sociedade em torno da celebração da classe advocatícia.
Agenda de comemorações
Nesta terça-feira, a advocacia do Bico do Papagaio festeja as mais de três décadas e meia da OABTO com a inauguração do Parlatório no Cadeia Pública de Augustinópolis, marcada para às 10h. Logo mais à noite, às 19h, em Araguatins, ocorrerá a celebração do aniversário da Ordem, no Beach Tênis.
Na quinta-feira, 3, a Câmara municipal de Palmas realiza às 9h a Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Advocacia Jovem e aos 36 anos da OABTO. Às 19h, também da quinta, novos advogados e advogadas recebem suas carteiras profissionais no Auditório da OABTO, em Palmas.
Já na sexta-feira, 4, a Solenidade de Entrega de Carteiras ocorrerá em Gurupi, sul do Tocantins, a partir das 17h30, na sede da Subseção.
A semana comemorativa se encerrara no sábado com a inauguração da Piscina e do Deck do Clube da CAATO, a partir das 15h30, em Palmas.
Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga, a mais jovem Seccional do Brasil, aniversaria e a advocacia tocantinense celebra os 36 anos de sua história de altivez, inclusão e valorização da classe.
Avanços e desafios da advocacia tocantinense
Em 36 anos de história, a OABTO tem sido peça-chave na formação de uma advocacia comprometida com a justiça, a ética e a democracia. A seccional se destaca não só pela sua atuação em defesa dos direitos fundamentais, mas também pelo seu papel como fomentadora de debate e evolução do sistema judicial do Tocantins.
Desde sua fundação, o número de advogados no estado alcança os quase 14 mil, refletindo o aumento da demanda por serviços jurídicos e o fortalecimento da profissão. A OABTO busca incessantemente a defesa das prerrogativas da advocacia, por meio da sua procuradoria, bem como os cursos de pós-graduação e qualificação de ponta, através da Escola Superior da Advocacia.