Presidente da Comissão de Saúde da OAB/TO defende a importância do Controle Social no âmbito do SUS, durante reunião do Conselho de Saúde
A presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Maria Roseli de Almeida Pery, participou nesta quinta-feira, 10, da reunião do Conselho Estadual da Saúde do Tocantins.
Diversos pontos foram discutidos, entre eles a realização da Conferência Estadual da Saúde do Tocantins. Maria Roseli disse aos conselheiros e conselheiras de Saúde presentes sobre a importância do Controle Social no âmbito do SUS, como ferramenta imprescindível de construção e de defesa das políticas públicas de saúde e, consequente, do direito à saúde de todos. Afirmou ainda que na condição de presidente da Comissão de Saúde da OAB/TO trabalhará fortemente para o fortalecimento do controle social, tanto com relação à composição e funcionamento, quanto no tocante à necessidade da realização das Conferências Municipais de Saúde.
Na reunião também foi apresentado o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) que traz as ações executadas na área de saúde do Estado. O Relatório foi apresentado e discutido entre os membros.
Outros assuntos também foram discutidos durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde, como a viabilidade da Campanha de Prevenção dos Acidentes de Trânsito, a pactuação da tabela de procedimentos médicos, a apresentação do Plano Estadual para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (2022-2025) e demais assuntos.